domingo, 27 de dezembro de 2015

Relembre e conheça episódios especiais de fim de ano em 'Chaves'

Cena do episódio "Os hóspedes do Senhor Barriga, terceira parte" de 1979

Diferente de Chapolin Colorado, o programa Chaves coleciona muitos episódios especiais, seja em datas comemorativas ou quando raramente aborda um assunto polêmico, mesmo que seja pouco percebido. E como estamos em período das boas festas, resolvemos relembrar episódios especiais de Natal e de Ano Novo. No Wikipédia exite uma boa lista de episódios, mesmo não sendo uma fonte muito confiável. Mas, vamos em ordem de exibição.

Vamos relatar os episódios comuns. Os perdidos mundiais serão apenas citados.

Temporada de 1973

A festa da amizade (La posada de la vecindad)
Remake da versão perdida de 1972.

Seu Madruga, com a ajuda de outros vizinhos, prepara uma festa que comemora a amizade entre os mesmos, como é costume no México. Nesse pequeno evento, as crianças costumam brincar de quebrar uma pinhata (mais conhecida como pichorra) com os olhos vendados.

Clique aqui para assistir.

Natal, noite de paz! (Carta a Santa Claus)
Episódio que despertou a alegria dos fãs ao ser exibido pela primeira vez ano passado.

Chaves e Quico escrevem suas cartas ao Papai Noel. Dona Florinda prepara uma ceia e convida todos da vizinhança, incluindo o Professor Girafales, o Senhor Barriga e até o Seu Madruga.

Clique aqui para assistir.

O ano novo de Chaves (El año nuevo)

Seu Madruga convida seus amigos para uma reunião em sua casa, em comemoração do novo ano que está chegando. Cada vizinho faz uma promessa. É apresentada a música Um ano mais, composta pelo próprio Roberto Gómez Bolaños e adaptada para o português por Mário Lúcio de Freitas.

Clique aqui para assistir.

Ambos esses episódios especiais dessa temporada foram reexibidos no final do ano de 1974.
Não houve episódios especiais em 1975.

Temporada de 1976

Fiesta navideña
Episódio inédito no Brasil, que é remake do roteiro de 1973, original de 1972.

Clique aqui (em espanhol) para assistir a primeira parte.
A segunda parte é perdida mundialmente.

Feliz ano novo! (La navidad)
Seu roteiro é semelhante ao episódio que foi exibido no final 1973 (e reexibido em 1974).

As crianças mostram seus presentes, porém Quico, como sempre, quer invejar a todos com seus muitos presentes. Chaves apresenta a música Vem brincar! e Um ano mais, ambas compostas pelo próprio Roberto Gómez Bolaños e adaptadas para o português por Mário Lúcio de Freitas.

Clique aqui para assistir.

Em 1977 e 1978, não foram gravados episódios especiais.

Temporada de 1979

O episódio de São Valentim não é incluído nessa lista, já que a data é comemorada em fevereiro, junto com o dia dos namorados, no México.

Foi exibida uma das sagas mais lebradas pelos fãs: Os hóspedes do Senhor Barriga (Reparación en la vencidad). Os vizinhos são obrigados a se "mudar" temporariamente para a casa do dono da vila, já que a vila começou a ser reformada. É apresentada a música Queria ter sido um pastor, composta pelo próprio Roberto Gómez Bolaños e adaptada para o português por Mário Lúcio de Freitas.

Clique aqui para ver a primeira parte.
Clique aqui para ver a segunda parte.
Clique aqui para ver a terceira parte.
Clique aqui para ver a quarta parte.

Essa saga é uma das poucas que são exibidas com a mesma dublagem. Algumas outras são exibidas com dublagens diferentes, como O desjejum do Chaves, por exemplo. A primeira parte foi dublada em 1992. Já a segunda foi dublada antes, em 1984 e redublada em 1990 (dublagem que o SBT não exibe mais).

Infelizmente o seriado Chapolin, como dito antes, não gravou nenhum tipo de episódio especial para essas ocasiões. Mas o que combinaria com o espírito de boas festas, com certeza é a saga que conta a história de um menino que jogava fora seus brinquedos, para que os seus pais comprassem outros melhores. Uma história bem bonita de se ver. Em breve, falamos melhor sobre ela.

Vídeos: Kevin Queiroz e Maurício Guiterrez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário