segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

O Chapolin Verdeado? Entenda!

Nossa! Esse 'Entenda!' do título ficou parecendo aqueles títulos de posts em site de fofocas...

Bem vindos ao meu primeiro post sobre o herói mexicano mais atrapalhado da América Latina:
Chapolin Colorado.


Você sabia que o Vermelhinho (apelido dado pela dublagem clássica, feita pelos estúdios MAGA, na época em que Chapolin teve seu nome adaptado como Polegar Vermelho) quase seria verde? Sim, pode acreditar. Tanto que o próprio criador, Roberto Gómez Bolaños, afirmou que estava ciente que seria essa a sua cor de seu uniforme: Verde.

Mas, segundo o livro Chaves - a história oficial ilustrada, a produção da emissora onde Chespirito trabalhava não tinha fornecido uma malha verde. Apenas tinha as malhas preto, branco, azul e vermelho. Como as demais cores apresentariam problemas técnicos, ele acabou escolhendo a cor que também traria pequenos problemas técnicos, mas ele não sabia que o nomeou El Chapulín Colorado (O gafanhoto vermelho, em tradução livre, pois antigamente 'vermelho' era chamado de 'colorado' pelo espanhol mexicano antigo).

Isso mesmo. Foi essa cor que o Polegar ganhou esse nome. O nome de primeiro plano do personagem era O Chapolin Justiceiro (El Chapulín Justicero no original), que mudou, provavelmente, seu nome.

Na minha opinião, isso não faz muito sentido. Andei procurando na internet e olha o que descobri: Chapulín, pra quem não sabe, é um típico inseto mexicano da cor VERMELHA. E ainda é comestível.

Ou seja: Se o herói de fato, é um inseto vermelho, naturalmente a cor certa do traje desde o início poderia ser vermelho, não? Se um 'chapulín' é vermelho, porquê o Chapolin Justiceiro seria verde?

Agora, imaginem na hora de dublar 'El Chapulín Justicero'? Na certa, a dublagem iria adaptar pra O Polegar Verde e o apelidar de "Verdezinho"... Bem, é melhor assim. O Chespirito também não iria querer como personagem um herói verde e amarelo com o coração do peito escrito a sigla CJ, que mais parece sigla de partido político.

Enfim, pelo menos ele chegou numa conclusão perfeita. O personagem foi perfeitamente concluído.


Créditos do vídeo: Youtube - usuário 'lucas1506'
Créditos da imagem: Google Imagens listal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário